domingo, 27 de setembro de 2009

Dez anos de idade e o poder de mobilizar Honduras

Uma das coisas que mais me impressionaram, de tudo que vi e li a respeito do caso de Honduras foi a altivez de um garotinho de dez anos chamado Oscar David Montesinos. Com um microfone na mão e uma crítica muito bem estruturada contra o golpe, ele agitou uma multidão e impressionou todo mundo com sua capacidade de articular idéias e carisma com o público.

Será que vem surgindo mais um líder latino americano?




Caso Honduras em três parágrafos

Desde quando o presidente de Honduras Manuel Zelaya sofreu o golpe, a três meses atrás, Honduras está em estado de sítio. Há toques de recolher e os militares rondam as ruas, mesmo assimo povo daquele país está demonstrando uma gana por lutar e garantir o desenvolvimento e aprofundamento da democracia.

O antigo presidente do congresso, o golpista Roberto Micheletti, que está forçadamente no poder em Honduras, ainda acredita que com a truculência militar vai suportar este período de manifestação e que, posteriormente, haverá condições de governabilidade. Ele liderou o golpe justamente quando Zelaya a plebiscito a proposta de uma nova constituinte.

Mais recentemente o conflito caiu no colo do Brasil, quando Zelaya chegou e se instalou na embaixada brasileira em Tegucicalpa, em trama forjada pelo presidente Venezuelano Hugo Chavez. E o Lula se viu obrigado a mobilizar apoio internacional para a retomada do poder por parte do Manuel Zelaya. E foi obrigado também a mostrar aos líderes de esquerda da América Latina "de que lado ele samba".

Related Posts with Thumbnails

BlogBlogs

Caminhantes digitais

Template editado por iMaque.net - ProBlogger Template feito por Ourblogtemplates.com

Volta para o topo da página